segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Butch x Femme


Algumas coisas no mundo gay sempre acabam instigando curiosidade nas pessoas.
Coisas do tipo: como vocês fazem? Ou: Quem é “o homem” e quem é “a mulher”? Eu, particularmente, sinto-me ofendida com estas perguntas, até porque, acredito que a minha intimidade e o que eu faço entre quatro paredes, só cabe a mim. Ao mesmo tempo, sempre considerei este pensamento um tanto absurdo, porque se eu estou com outra mulher é porque eu gosto de mulher, e nenhuma de nós precisa ser “o homem” da relação pra que a coisa funcione, certo? Nem sempre.
Entendo, conheço e respeito casos bem diferentes destes, como garotas que se identificam como garotos e que gostam de ser tratadas assim, tanto na vida, quanto na cama, sem que, necessariamente, Moiras transformem-se em Max.
Porém, há um tempo atrás, me deparei com uma situação que me deixou um tanto quanto desconfortável e até mesmo perturbada, perante este cenário de gêneros que algumas garotas gays assumem pra si. Estava na casa de uma conhecida léz que tem uma mãe também léz. Ambas estavam com suas respectivas namoradas. A minha conhecida e sua mãe são mulheres bonitas e femininas. Sendo assim, suas namoradas eram dois garotos. Por que “sendo assim”? Eu explico, transcrevendo aqui o diálogo das duas “bofinhos”:

Dani: - Hei, você viu a menina que a Fulana ‘tava ficando ontem?
Fran: - Eu vi, cara, que absurdo, ridículo!
Eu: - Nossa, gente, o que tinha tanto a coitada da menina?
Fran: - Ué, era uma mulher, cara! De sainha, toda feminina!
Eu: - E daí?
Dani: - E daí que a Fulana também é feminina! Onde já se viu? Duas mulheres se beijando? Um horror!!!

Não, garotas, não estou brincando. Diálogo real, extraído da vida real. Que me deixou bastante confusa e, por que não, horrorizada com o tamanho do preconceito, machismo e tentativa de cópia do universo hetero que pode existir dentro de um universo que eu, pelo menos, esperava ser mais aberto, compreensivo e receptivo às diferenças e diversidades.
Eu, como “mulherzinha” que usa “sainha” e adora uma “mulherzinha” de decote profundo e maquiagem no rosto, defendi a causa lésbica (perante duas lésbicas!) como podia, mas mesmo assim, percebi a barreira do gênero, o preconceito contra mim e o orgulho do “pênis” naquelas duas garotas. Elas nunca mais me olharam da mesma forma. Ouvi piadinhas e risadinhas, ao contar que maquiava minha ex-namorada antes de sairmos de casa ou dizer que ela adorava um scarpin.
Virei uma aberração por não formar um casal de “macho x fêmea”.

Fica aqui uma reflexão para todas nós: onde a gente esconde o nosso conservadorismo?

Um beijo à todas.
Já estava com saudades. =)

11 comentários:

Miss X disse...

Welcome back!
Então, preconceito no próprio mundo gls é fogo viu? Eu e minha namorada somos super femininas, do tipo que usa scarpin e maquiagem, tanto eu quanto ela e não vemos problemas nisso. Tem quem gosta de bofinhos, não é meu caso nem o dela, aliás, sentimos atração uma pela outra justamente pq somos femininas... Ter fantasias, usar vibradores, dildos ou whatever, tudo bem, se o casal quer, se dá um prazer saudável para as duas, acho válido afinal a sexualidade é um campo vastíssimo, assim como a libido e o imaginário, rs...
Agora, ficar com estereótipo HT numa relação GLS, nooope! Chega a ser infame rs

bjos

Lela disse...

Oie....li seu post e concordo plenamente com vc..se gostamos de mulher nossas namoradas nao precisam se vestir como meninos....nao ofendendo aquelas que se sentem bem vestindo-se assim e mto menos as que namoram meninas assim....mas dae a preconceito desta parte....aff me desculpe que ignorancia delas heim? por um acaso elas tem um pipi no meio das pernas?...rsrsrs....bjao

de mulher pra mulher disse...

Oi moça meu blog o CHEIA DE MANHA foi deletado por denúncia de uma anônima alegando plágio de outros autores..o que não é verdade pois quando as poesias não são minhas tem o nome do autor pois bem foi deletado..e eu ainda nem sei quem é essa pessoa que fez isso..mas tudo bem fiz outro
mudou só um pouquinho o nome e assim que o banner estiver pronto aviso vcs pra ir lá buscar ou venho trazer o código ok :)
o endereço novo blog

http://fazendomanha.blogspot.com

viu mudou pouca coisa rs desculpe o trasntorno de vc ter que mudar o link..obrigada pelo apoio
suave seja!
beijos no coração
.
.
Sandrinha
que bom que vc está de volta!!
como meu blog foi deletado tinha um selinho pra vc...mas pode pegar esse selinho lá no blog DUAS ok ou no QUEER GIRLS onde preferir pegar ok
beijos

Águeda Macias disse...

Estou chocada com o diálogo! E o pior é que consigo imaginar isso acontecendo... me irrita perceber que sofrer discriminação não é suficiente para as pessoas abrirem os olhos para a realidade e deixar os preconceitos de lado.

(Por sinal, você já viu a versão cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira? Tem uma cena ótima. O negro acaba de ouvir uma frase mega preconceituosa e pouco tempo depois fala mal de gays. Beeem representativo...)

Alice disse...

Hilária a situação, é inacreditável como mulheres também podem ser sexistas.

de mulher pra mulher disse...

OIIIII
tem presentes pra vc em meu blog
obrigada pelo apoio e carinho
vc é epecial
suave seja sempre!!
beijjos ..no coração
.
.
Sandrinha

Marcia Paula disse...

Que chato isso,tenho 45 anos e já ouvi barbaridades que dariam um livro de absurdos.É uma pena que as pessoas ainda percam tempo querendo determinar o certo e o errado entre duas mulheres,como se não fosse da conta delas sentir prazer do modo como bem entendem.Já ouvi comentários do tipo "dois bofinhos" nesse sentido pejorativo.É uma pena.Abraços.

Anônimo disse...

Que pééééssimo, Miss Cookie!
Machismo entre lésbicas. Fala sério!
Ninguém merece!
Beijão!

Anônimo disse...

rótulo é um saco!
fuja disso!
bj!

Anônimo disse...

Eu ia comentar exatamente oq a Miss X comentou, sou a namorada dela e penso exatamente como ela, somos extremamente femininas, que usam "sainhas" e "batonzinho", sempre falei p/ namô que se fosse p/ namorar uma garota que se veste de homem, eu namorario um homem, pq o bonito da mulher é a sensualidade, é a feminilidade!! Bom cada uma com seu cada um né?? Mas preconceito entre lesbicas, é o òhhh!!
BJos!!

Cames disse...

Nossa, chocante MESMO. Disso eu nunca vi, e olha que eu gosto, e MUITO, das mais bofinhos.

Mas já vi muitas outras formas de preconceito dentro do meio gay, contra os prorpios gays. 'se vc gosta de bofe, fica com homem logo', 'é bicha de mais, melhor virar traveco'... e coisas do gênero... todas igualmente ignorantes.